segunda-feira, 31 de maio de 2010

Robalo com Crosta de Amêndoas

Como prometido... o meu jantarzinho de sexta-feira... que acabou sendo convertido em almoço de sábado... já que acabei saindo direto do consultório e... A receita denuncia a minha fase atual na cozinha... as crostas! Robalo com crosta de amêndoas, acompanhado de purê de batatas e couve de Bruxelas. Aí vai a receita...


Robalo com Crosta de Amêndoas

1 lombo de peixe branco sem espinhos
(deve ter pelo menos 3 cm de espessura)
Suco de 1 limão
Pimenta do reino
Sal
Azeite
3 dentes de alho
3 fatias de pão de forma
30 amêndoas
Dill (Endro)

Leve ao formo as fatias de pão e as amêndoas para dar uma ligeira torrada. Retire do forno e reserve para resfriar. Divida o lombo do peixe em 3 ou 4 pedaços, temperando-os com limão, pimenta do reino, sal e metade do alho. Leve ao forno pré-aquecido (temperatura baixa, sem cobrir com alumínio) por cerca de 20 minutos. Enquanto isso... Triture no liquidificador as fatias de pão e as amêndoas até obter uma farofa seca. Leve ao fogo o restante do alho em um fio de azeite e deixe dourar. Junte a farofa e mexa. Desligue o fogo e regue com mais azeite. A farofa vai adquirir uma conscinstência mais molhada e uma cor mais escura. Retire o peixe do forno e envolva cada pedaço com a farofa. Coloque um pouco de dill por cima de cada pedaço, decorando, e leve ao forno por mais 20 minutos. Quando for servir regue com um pouco mais de azeite.


O Robalo se mostrou uma ótima escolha - mas você pode optar por qualquer outro peixe branco. Um próximo post será sobre acompanhamentos fáceis! A couve de Bruxelas é amarga e muito esquisita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário