segunda-feira, 31 de maio de 2010

Terrine de Cogumelos



As Terrines foram a minha última paixão (também, depois que eu comprei esta Terrine da Le Creuset era o mínimo!). Já consegui fazer três receitas: Cogumelos, Tomates Confites e Queijo de Cabra e Legumes... e ainda pretendo tentar mais algumas! A mais interessante, até agora, me pareceu a de Cogumelos... pode ser uma boa entrada se servida com salada ou um bom aperitivo, se servida com torradinhas, como se fosse um paté. Uma delícia... Assim que eu faça mais uma vez as outras... e tenha fotos boas... vou postar!

Terrine de Cogumelos

250g de champignon Paris
250g de cogumelos shitake/shimeji
30g de funghi seco*
250ml de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de azeite de oliva
8 folhas de gelatina sem sabor
1/2 maço de salsinha picada
1/2 maço de estragão picado
3 dentes de alho picados
3 cebolas picadas
Sal e pimenta moída na hora a gosto

Lavar todos os cogumelos, secar, cortar em pedaços - descartando os talos, e reservar sem misturá-los. Um mesmo procedimento deve ser aplicado a cada variedade de cogumelo, devendo ser, portanto, repetido pelo menos duas vezes (eu já mudei a composição de cogumelos, deixando o Paris de fora e não tive qualquer prejuízo de sabor: o funghi não pode faltar!).

Em uma panela, dourar um dente de alho e uma cebola em uma colher de azeite, adicionar os cogumelos, temperar com sal e pimenta e refogar até ficarem macios. Retirar, reservando o caldo de cozimento e os cogumelos. Repetir o mesmo procedimento para cada variedade de cogumelo. Por fim, juntar todo o caldo produzido em uma mesma panela, adicionar o creme de leite, sal e pimenta (provar), deixando reduzir por aguns minutos. Acrescente as ervas picadas e todos os cogumelos, cozinhando por ainda mais alguns minutos. Ao desligar o fogo, acrescente a gelatina (previamente hidratada, conforme as instruções da embalagem), misturando delicadamente. Passe para uma forma retangular (terrine ou forma inglesa para pão ou bolo) e leve à geladeira por 6-8 horas, até que fique consistente. Retire da forma e decore: a minha sugestão é o Dill, mas há outras possibilidades.

* Em uma tigela, escalde o funghi seco com água fervente. A terra e todas as demais partículas que desprenderem do funghi devem ser separadas com o uso de um coador de café. Coloque água fervente novamente na tigela, deixado o fungui hidratar por alguns minutos. Então ele deve ser lavado e cortado como os demais cogumelos.

2 comentários:

  1. Oi Paula!!!
    Acabei de ver aqui num livro que eu tenho de chocolates, um terrine doce! Depois te passo a receita, vale a pena tentar, a cara é mto boaaaa! bjuuus e continue assim, seu blog está lindo!

    ResponderExcluir
  2. Manda a receita para mim... deve fica linda! Não tenho nenhuma receita doce no livrinho que veio com a Terrine!
    beijos

    ResponderExcluir