domingo, 25 de julho de 2010

Paleta de Cordeiro ao Alho e Alecrim

Este final de semana... por conta da receita escolhida, o ... de Salto Alto ganhou do maridinho um presente incrível: um jogo de facas gourmet (Tramontina Century Line)! Destrinchar o cordeiro foi mais ou menos tão difícil quanto.... cortar um pedacinho de queijo! - Perfeito. Encontrei esta receita do Jaime Oliver (Jamie em Casa) e resolvi fazer um teste: Segui cada passo. Da próxima vez... farei algumas modificações... Nada substitui o bom molho de iogurte e hortelã!


Paleta de Cordeiro ao Alho e Alecrim

(para o cordeiro)
1 paleta (1,2 kg) de cordeiro
1 ramo grande de alecrim fresco
1 cabeça de alho
Azeite
Sal
Pimenta do reino

Deixe a paleta fora da geladeira por 30 minutos antes de iniciar o preparo. Pré-aqueça o forno à temperatura máxima. Faça talhos por todo o lado da peça que tiver gordura. Acomode metade dos amos de alecrim e metade dos dentes de alho (com casca, levemente amassados) no fundo de uma assadeira. Esfregue o cordeiro com o azeite (massageando para penetrar bem), e tempere-o com sal e pimenta do reino. Acomode a peça na assadeira e, por sobre a carne, coloque o restante dos talos de alecrim e os dentes de alho. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno.
Diminua a temperatura para 170ºC e asse por 3 horas. Nos últimos 15 minutos retire o papel alumínio pra a paleta corar. Está pronto quando a você conseguir separar a carne do osso sem dificuldade. Retire o cordeiro do forno e acomode-o sobre uma tábua de cortar. Cubra-o com papel alumínio, depois com um pano de pato, e deixe descansar.

(para o molho)
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de caldo de galinha ou de vegetais
2 colheres (sopa) de alcaparras*
2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picadas
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto tinto.

Jogue fora grande parte da gordura que ficou na assadeira, descartando os talos de alecrim. Coloque a assadeira no fogo (eu acabei colocando uma panela própria no forno desde o início por conta deste molho) e acrescente a farinha. Adicione o caldo aos poucos, mexendo e raspando o fundo. Adicione as alcaparras e cozinhe em fogo baixo por alguns minutos. Adicione a hortelã picada, o vinagre e coloque o molho em uma molheira à parte.

* deixe as alcaparras de molho, escorra e pique.
Como acompanhamentos escolhi um arroz de sete grãos e uma geleia de hortelã (da Companhia das Ervas). Batatas teriam sido também uma ótima escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário