segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ramequin de Queijo Minas


Durante muitos anos eu escutei a palavra "Ramequin" pronunciada com sotaque francês. Engraçado... o equivalente em português é bem menos sonoro... e um pouco decepcionante: Ramequim. Decidi continuar usando a versão com sotaque (ainda que um pouco afetada) - que eu pensava se tratar da mais pura tradução da palavra empadinha... Mas não é! O Ramequin é uma empadinha aberta, sem a parte de cima... E boas são as receitas que remetem a nossa infância! Esta é simples e pode ser incrementada... com pedacinhos de bacon, presunto... alho poró... peito de perú... Basicamente com qualquer coisa que você queira! Como é uma receita teste - já que adaptei o recheio de uma torta e a massa de outra, resolvi me ater à versão mais básica. Vamos lá. Vou apanhar um pouco já que só tenho 12 forminhas... Mas tudo bem!

(para a massa)
250g de farinha de trigo
125g de manteiga derretida
1 ovo
1/4 de colher (chá) de fermento

Misture os ingredientes para massa em um recipiente fundo com os dedos até obter uma homogeneidade. A massa é uma massa podre, então fica um mesmo um pouco "farinhenta". Faça bolinhas e coloque na geladeira enquanto prepara o recheio.

(para o creme básico)
300ml de creme de leite fresco
3 ovos (peneire a gema)
1 e 1/2 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
60g de queijo minas ralado grosso
60g de queijo cottage
1 pitada de noz moscada
1/2 colher (chá) de sal

Misture todos os ingredientes para o creme básico e bata do liquidificador, não esquecendo nunca de peneirar as gemas. Retire a massa da geladeira e abra, com os dedos, nas forminhas próprias para empadinha (eu tenho umas de alumínio que não enferrujam e são bem bonitinhas!). Seguindo as medidas, você obterá massa suficiente para 24 empadinhas. Deixe a massa o mais fina possível. Volte para a geladeira dentro de um saco plástico por 30 minutos, enquanto pré-aquece o forno (180ºC).

(para a montagem)
massa
creme básico
150g do queijo minas ralado grosso
Retire da geladeira, coloque um punhado de queijo ralado grosso em cada unidade e cubra até a altura da forminha com o creme básico. Leve ao forno por 30 minutos. O ramequin está pronto quando o queijo estiver gratinado.

Um comentário: