domingo, 29 de agosto de 2010

French Rack em Crosta Crocante e Aligot

Vi mais uma vez na revista da Joyce Pascowitch uma receita que me deu água na boca: o Aligot do Alex Atala... (sessão especial de receitas com batatas). Desconfiada que já estou da precisão das receitas desta revista, fui pesquisar na internet.... e logo encontrei umas dicas certeiras. O Aligot é um purê tradicional italiano, e é servido no D.O.M. antes da sobremesa, sozinho, em um pratinho. Acho que se tornará um acompanhamento clássico aqui da minha casa! Depois deste todos os purês ficaram sem graça! O cordeiro é receita da Patricia Abbondanza, encontrada no site Taste.


Purê de batatas

5 batatas médias
1 dente de alho amassado
2 colheres de manteiga
150ml de creme de leite fresco
Sal
Pimenta do reino

Prepare o purê com um dia de antecedência da seguinte maneira: Ferva as batatas até ficarem macias e descasque. Passe no liquidificador ou use um processador para fazer uma pasta homogênea. Em uma panela, aqueça a manteiga e doure o alho amassado. Acrescente a pasta de batata, o sal e a pimenta e misture bem. Coloque o creme de leite aos pouco e vá mexendo sempre. Leve o purê à geladeira até o dia seguinte. O que eu fiz foi fazer bastante purê para o caso de o Aligot (tantas as ameaças na intenet... e Alex Atala é Alex Atala...) não dar certo.... Assim teria chance de duas tentativas: Tam Tam! Acertei na primeira.

Aligot do Alex Atala

250ml de purê de batatas
100ml de creme de leite fresco
250ml de queijo (misture Gruyère e Minas Padrão ralados)
e eu ainda acrescentei um pouquinho de parmesão ralado...

Coloque o purê de batatas e o creme de leite em uma panela aquecida até obter uma massa de consistência mole. Com o fogo baixo vá acrescentando os queijos aos poucos e mexendo vigorosamente. Quando estiver pronto, o aligot desgrudará da panela e ficará uma massa "puxa-puxa" - parece mesmo uma massa crua. É maravilhoso! O que pode acontecer... é os óleos dos queijos se soltarem: Aí deu errado... Tente de novo!
French Rack em Crosta Crocante

4 costeletas de cordeiro
80g de farinha de trigo
80g de farinha de rosca
150g de pistache (sem casca)
2 ovos
Azeite
Sal
Pimenta do Reino

Tempere as costeletas com o sal e a pimenta. Passe-as na farinha de trigo, retirando o excesso. Bata os ovos ligeiramente. Passe as costeletas sem economizar! Triture o pistache no processador (eu usei castanhas.. que para um almoço de 5 pessoas este pistache estava caríssimo!). Misture a farinha de rosca e o pistache e passe as costeletas. Aqueça o azeite e frite as costeletas dos dois lados. Finalize no forno por 5 minutos (eu deixei 15 porque achamos que estava ainda um pouco crua...). Sirva com uma geléia de vinho maravilhosa da Casa da Madeira, como eu fiz, ou prepare uma redução de vinho do Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário