terça-feira, 9 de novembro de 2010

Brigadeiros

Com este calor todo, enrolar 180 brigaderios foi um verdadeiro desafio. Nunca imaginei que pudesse fazer tamanha diferença! Tive que levá-los (e também a barra de manteiga) dezenas de vezes para a geladeira durante o processo.... Mas acabou dando tudo certo, com exceção de eles terem ficado um pouco maiores que os que eu costumo fazer... (por pura falta de paciência) e de eu quase não ter tirado fotos (idem). Foi uma correria. Mano e Edu, espero que tenham adorado o Chá Bar! Muitos beijos. A receita é da Maria Brigadeiro, um pouco adaptada, já que fiz três variedades de brigadeiro. Foi a primeira vez que variei a minha receita de anos e anos. Em tempo: 1 lata de leite condensado.... Esta receita, é o suficiente para uns 30 brigadeiros. Imaginem que eu usei 8 latas! Vamos lá:
1 lata de leite condensado
150g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/2 dose de bebida destilada

Processe a barra de chocolate ou faça uso de um ralador (foi o que eu fiz). Coloque o leite condensado e o chocolateem uma panela e misture com uma colher de pau. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, e vá acrescentando a manteiga, até que possa ver o fundo da panela e a massa tenha adiquirido um tom mais escuro. Caso vá enrolar a consistência deve ser um pouco mais firme. Pouco antes de desligar o fogo acrescente a bebida (desta vez usei conhaque, mas quase sempre coloco whisky). Deixe esfriar em um recipiente untado com manteiga (facilita muitíssimo) e enrole. Segredo: os granulados. Invista em castanhas, amêndoas, pistache... ou em granulados da marca Mavalério (nacional) ou da Callebot (Belga e bem mais caro) vendidos nas lojas especializadas. Os comuns predominam sobre o gosto do brigadeiro... Faça no dia para não cristalizar (como eram quase 200 tive que fazer no dia anterior... no dia eles estavam bem mais macios!).

4 comentários:

  1. Ai brigadeiros são demais né? Mas não tenho nenhum SACO pra enrolar nada... sempre faço e como de colher! Só me fala, 1 lata rendeu os 200???
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Não, imagine! Foram 8 latas!
    Foram 180 brigadeiros para o Chá Bar dos meus afilhados! Imagine enrolar 180? Isso sim é paciência!
    beijos, Liv!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente AMEI Paulinha!!! Brigadeiro é tudo de bom!! Fiquei um ano sem comer chocolate: Não foi promessa, mas é que sou exagerada mesmo... ai pra entrar no vestido de noiva vetei do meu cardápio... mas na Lua de Mel não teve jeito.. nao resisti e voltei a comer... Brigadeiro então é algo MARAVILHOSO...
    Vou fazer a receita e lhe digo a nota!! rs rs
    bjs Dani Cerqueira (PUC!!!) rs rs

    ResponderExcluir
  4. queria saber com que tipo de ralador vc ralou esse chocolate. Pq eu ralo aqui em casa e fica moído.Tem como enviar por e-mail? elaine.okasaki@hotmail.com

    ResponderExcluir