domingo, 12 de dezembro de 2010

Bacalhau com Pasta de Azeitona


Este final de semana inauguramos a maravilhosa louça trazida de Portugal pela minha madrinha de crisma, a tia Lucinha. Que felicidade! E claro, eu não poderia deixar de fazer uma receita portuguesa... afinal a pobre Vista Alegre merecia, no mínimo, um bacalhau. Fácil de fazer, nossos convidados adoraram! Eu usei aquelas postas congeladas de bacalhau (paquero há meses...)Dias. Vamos lá:

(receita para 4 pessoas)
4 postas de bacalhau demolhadas (1 kg)
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de salsinha picada
350ml de azeite
Pimenta

Coloque as postas de bacalhau por meia hora em uma tigela, imersas em água e sal para descongelar. Em um refratário, disponha as postas e tempere com azeite, salsinha, alho e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por aproximadamente 20 minutos. Coloque no prato e cubra com a pasta de azeitonas - usei a receita da tapenade, http://desaltoaltonacozinha.blogspot.com/2010/11/tapenade-de-azeitonas.html que é maravilhosa! Como acompanhamentos espinafre refogado e batatinhas. o espinafre...

1 maço de espinafre
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de azeite
100g de bacon em cubinhos
Sal

Em uma panela grande, coloque o espinafre e cubra com água e sal. Cozinhe até que a água comece a adquirir uma tonalidade verde. Molhe com água fria para parar o cozimento e esprema para que fique seco. Doure o alho no azeite, junte o espinafre e o bacon (já frito) e refogue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário