terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Menu de Salto Alto no Natal


















Ao menos o menu do Natal aqui em casa já está decidido... e as atribuições todas devidamente distribuídas pela família. Que ansiedade! Natal e aniversário em um dia só é demais para qualquer cabecinha. Minha árvore está finalmente decorada, inclusive com a saia de feltro que fizemos este ano eu, minha sogra em minha avó, aproveitando o barrado de uma toalha italiana usada pela primeira vez no meu primeiro Natal, ainda na maternidade. Assim pelo menos fico com uma lembrança deste dia - que não seja inteiramente mofada e cheia de manchas!

Entredas:
Blinis Russos e Salmão Defumado
Terrine de Aspargos e Queijo de Cabra
Salada Verde de Brie, Damasco e Nozes

Prato Principal:
Perú de Natal*
Tender com Frutas*
Farofinha de Natal
Arroz Selvagem
Purée de Marrons

Sobremesas:
Carolinas Recheadas com Nutella e Praliné de Amêndoas
Bolo de Aniversário

Minha sogra vai preparar os itens com *. O bolo de aniversário... Queria muito encomendar uma torta de Natas da Torta e Cia, aquela carioca que ficava na Mário Ferraz... Mas acabo de descobrir que fecharam o endereço aqui de São Paulo. Acho que só eu gostava da Torta de Natas! Vou ter que descobrir um novo favorito. Dicas?

4 comentários:

  1. Oi Paula, muito legal seu blog também. Respondi lá no blog a dúvida sobre o polpettone.

    ResponderExcluir
  2. gosto de servir varios tipos de comida , como peru, lasanha ,pernil, creme de camarao, vc acha brega? me responda por favor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Demorei um pouco, mas aqui estou. Espero que ainda em tempo para o preparo da sua ceia de Natal. Sua pergunta é uma pergunta muito difícil... E, na verdade, eu acho mesmo um pouco prepotente alguém sem formação culinária e pouca experiência como eu definir se uma coisa é "brega" ou não. Mas posso dar algumas dicas! Primeiro: o Natal é um banquete, e por isso mesmo, fartura é fundamental. Muitas pessoas diferentes reunidas, cada uma com o seu prato favorito... e ainda, neste tipo de celebração muitas vezes as famílias têm o costume de dividir tarefas, isto é, a tia Lucinha traz o tender, a Dona Clélia os profiteroles... Então temos espaço para mais flexibilidade. Certo?
    Dois princípios básicos podem nortear as escolhas de pratos para que um banquete fique harmônico. Pelo menos é o que costumo fazer quando preparo um jantar destes em casa: Primeiro, você pode escolher um tema - como uma a culinária de um país ou região: Itália, França, Oriente Médio, Portugal... e selecionar pratos que estejam todos em uma mesma família. Assim é mais fácil garantir a harmonia entre eles, tanto na montagem da mesa quanto na hora das pessoas se servirem. Tem coisa mais feia que um prato com um pouquinho de tudo, mas em que nada "combina" com nada? Neste caso, vc estará pensando horizontalmente. Outra estratégia muito boa é escolher dois pratos principais, como uma caça e um fruto do mar, por exemplo, e os respectivos acompanhamentos. Então você pode escolher ainda duas entradas, uma salada, uma massa para aqueles que não comem os pratos mais exóticos, como as crianças (e que esta seja bem neutra). Também horizontalmente.
    fazendo uso de uma estratégia mais vertical, você pode fazer como costumamos fazer nos restaurantes, isto é, escolher um aperitivo, uma entrada, um primeiro prato, um segundo prato, uma sobremesa e uma fruta, ou mesmo uma seleção de queijos. Estes pratos não necessariamente tem que ser harmônicos entre si... Devem sim harmonizar com a bebida servida... Uma estratégia bem mais formal, é claro!
    No Natal, a estratégia horizontal parece ser mais interessante - já que a ceia costuma ficar servida muito tempo, as pessoa tentem a comer várias vezes, e é tudo mais informal. É comum que as famílias neste dia tenham menos ajuda de empregados... estas coisas! Então escolher pratos que possam ser servidos todos juntos é uma idéia bem mais prática.
    Há ainda mais dois critérios a serem observados: primeiro, você deve evitar repetir ingredientes entre pratos. Por exemplo: Se optar por uma mesa na temática italiana e colocar entre as entradas uma Pata Negra de presunto cru maravilhosa, evite servir um risoto de presunto cru e aspargos. Opte por outro risoto, já que a pata merece destaque! Claro, este critério se aplica a ingrediente principais, não a tomates, cebola... farinha...
    O outro critério é que em uma festa como o Natal, você deve preparar aqueles pratos que são a sua especialidade. Não é um bom momento para inventar! (a menos que você vá contar com muita ajuda...) Parta de um prato que é o seu carro chefe. No meu caso, por exemplo, partiria do Arroz de Pato.... e escolheria os pratos todos da sua família para compor a ceia: uma açorda de bacalhau, uma leitoa a bairrada...
    Outras idéias: consulte os cardápios prontos de Natal oferecidos pelos chefs da cidade para se inspirar (blogs são outra boa fonte, claro!). Se atenha ao tradicional: Peru e acompanhamentos, Tender e acompanhamentos, uma massa neutra (lasanha acho que não seria minha escolha), uma linda salada, até uma bacalhoada pode... e o creme de camarão... é sua especialidade? Sirva como uma entrada, enquanto os convidados ainda estiverem na sala, tomando o aperitivo, em tacinhas individuais.
    Espero ter ajudado... Pensei tanto para responder que devo em breve escrever um post sobre isso! Obrigada pela idéia!!!!

    ResponderExcluir