segunda-feira, 31 de maio de 2010

Terrine de Cogumelos



As Terrines foram a minha última paixão (também, depois que eu comprei esta Terrine da Le Creuset era o mínimo!). Já consegui fazer três receitas: Cogumelos, Tomates Confites e Queijo de Cabra e Legumes... e ainda pretendo tentar mais algumas! A mais interessante, até agora, me pareceu a de Cogumelos... pode ser uma boa entrada se servida com salada ou um bom aperitivo, se servida com torradinhas, como se fosse um paté. Uma delícia... Assim que eu faça mais uma vez as outras... e tenha fotos boas... vou postar!

Terrine de Cogumelos

250g de champignon Paris
250g de cogumelos shitake/shimeji
30g de funghi seco*
250ml de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de azeite de oliva
8 folhas de gelatina sem sabor
1/2 maço de salsinha picada
1/2 maço de estragão picado
3 dentes de alho picados
3 cebolas picadas
Sal e pimenta moída na hora a gosto

Lavar todos os cogumelos, secar, cortar em pedaços - descartando os talos, e reservar sem misturá-los. Um mesmo procedimento deve ser aplicado a cada variedade de cogumelo, devendo ser, portanto, repetido pelo menos duas vezes (eu já mudei a composição de cogumelos, deixando o Paris de fora e não tive qualquer prejuízo de sabor: o funghi não pode faltar!).

Em uma panela, dourar um dente de alho e uma cebola em uma colher de azeite, adicionar os cogumelos, temperar com sal e pimenta e refogar até ficarem macios. Retirar, reservando o caldo de cozimento e os cogumelos. Repetir o mesmo procedimento para cada variedade de cogumelo. Por fim, juntar todo o caldo produzido em uma mesma panela, adicionar o creme de leite, sal e pimenta (provar), deixando reduzir por aguns minutos. Acrescente as ervas picadas e todos os cogumelos, cozinhando por ainda mais alguns minutos. Ao desligar o fogo, acrescente a gelatina (previamente hidratada, conforme as instruções da embalagem), misturando delicadamente. Passe para uma forma retangular (terrine ou forma inglesa para pão ou bolo) e leve à geladeira por 6-8 horas, até que fique consistente. Retire da forma e decore: a minha sugestão é o Dill, mas há outras possibilidades.

* Em uma tigela, escalde o funghi seco com água fervente. A terra e todas as demais partículas que desprenderem do funghi devem ser separadas com o uso de um coador de café. Coloque água fervente novamente na tigela, deixado o fungui hidratar por alguns minutos. Então ele deve ser lavado e cortado como os demais cogumelos.

Robalo com Crosta de Amêndoas

Como prometido... o meu jantarzinho de sexta-feira... que acabou sendo convertido em almoço de sábado... já que acabei saindo direto do consultório e... A receita denuncia a minha fase atual na cozinha... as crostas! Robalo com crosta de amêndoas, acompanhado de purê de batatas e couve de Bruxelas. Aí vai a receita...


Robalo com Crosta de Amêndoas

1 lombo de peixe branco sem espinhos
(deve ter pelo menos 3 cm de espessura)
Suco de 1 limão
Pimenta do reino
Sal
Azeite
3 dentes de alho
3 fatias de pão de forma
30 amêndoas
Dill (Endro)

Leve ao formo as fatias de pão e as amêndoas para dar uma ligeira torrada. Retire do forno e reserve para resfriar. Divida o lombo do peixe em 3 ou 4 pedaços, temperando-os com limão, pimenta do reino, sal e metade do alho. Leve ao forno pré-aquecido (temperatura baixa, sem cobrir com alumínio) por cerca de 20 minutos. Enquanto isso... Triture no liquidificador as fatias de pão e as amêndoas até obter uma farofa seca. Leve ao fogo o restante do alho em um fio de azeite e deixe dourar. Junte a farofa e mexa. Desligue o fogo e regue com mais azeite. A farofa vai adquirir uma conscinstência mais molhada e uma cor mais escura. Retire o peixe do forno e envolva cada pedaço com a farofa. Coloque um pouco de dill por cima de cada pedaço, decorando, e leve ao forno por mais 20 minutos. Quando for servir regue com um pouco mais de azeite.


O Robalo se mostrou uma ótima escolha - mas você pode optar por qualquer outro peixe branco. Um próximo post será sobre acompanhamentos fáceis! A couve de Bruxelas é amarga e muito esquisita!

Atum com Crosta de Gergelim - Receita inaugural



















Achei melhor colocar uma foto de um prato preparado por mim... outro dia... para começar a fase de teste do blog. Preciso organizar todo o layout antes de passar o endereço... estas coisas... mas estava louca para ver como funcionava!
Todas as sextas-feiras (com excessões, é claro!) fazemos peixe aqui em casa. É o dia que compro fresquinho na feira... o dia que não chegamos nunca tarde dos respectivos escritórios... e estamos sem a menor pressa. Acho que vão ser postagens frequentes estas...

Atum com Crosta de Gergelim

3 postas de atum
2 colheres de mostarda
4 colheres (sopa) de gergilim
1/2 limão
1 saquinho de Hondashi
(tempero para peixes japonés)

Corte (ou mande cortar) o atum em postas altas, de aproximadamente 3 dedos de altura. Passe o atum no limãe e no Hondashi para temperar. Com um pincel passe delicadamente mostarda sobre todos os lados da peça. Coloque o gerligim em um prato e "empane" o atum. Leve o atum a uma grelha quente ou frigideira e sele. Ele deve ficar bem vermelho por dentro (cru) e levemente mais escuro por fora. Sirva com legumes e molho Teriyaqui.