segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vitela Recheada com Damascos e Risoto de Fungui

Neste final de semana uma convidada ilustre no ... de Salto Alto na Cozinha: a minha madrinha tia Lucinha. É uma pena que eu estivesse tão atrapalhada no sábado e não tenha podido caprichar o bastante... Pode-se dizer que eu estava no mínimo umas duas horas atrasada neste dia... E com uma madrinha tão pontual... Já viram!

Vitela Recheada com Damascos


1 peça de vitela desossada (500g)
1 cebola cortada em pedaços grandes
1 xícara de vinho branco seco
4 talos de alecrim inteiros
2 colheres (sopa) de azeite
400g de damascos
100g de alecrim sem os talos
Sal e Pimenta
Deixe a vitela marinando juntamente com a cebola, os talos de alecrim e o vinho durante pelo menos 4 horas (esta foi a parte que eu não fiz - perdemos em sabor!). Reserve a marinada. Em uma panela pequena coloque os damascos inteiros e cubra-os com água. Cozinhe até que fiquem macios, e corte em tiras. Separe as folhas do alecrim dos talos. Reserve. Abra a peça de vitela e tempere com sal e pimenta. Distribua as tiras de damasco e as folhas de alecrim de uniformemente. Feche a peça como um rosbife e amarre com um barbante. Passe azeite na parte de fora da peça, massageando, coloque em uma forma refratária e leve ao forno pré-aquecido (220ºC) por 1 hora. Regue com a marinada a cada 20 minutos. Sirva acompanhado de damascos inteiros (que sobraram). A minha escolha de acompanhamento foi um risoto de fughi. Minha madrinha me deu estas flores sobre o armário: lindas! Obrigada, tia Lucinha... especialmente por ter trazido minha Vista Alegre maravilhosa de Portugal! A receita do risoto de funghi fica para outro dia...











Um comentário: