quinta-feira, 5 de maio de 2011

Risoto de Figo Seco com Gorgonzola e Pinoli

Amanhã é aniversário do meu marido... e na nossa casa as comemorações são sempre assim: um dia só nós dois, outro com os amigos, outro com a família... Diversão (e trabalho) garantidos! Ufa! Para a etapa de hoje o menu é Sanduíche de Salmão (post anterior), este risoto como prato principal e maravilhosos brigadeiros da Maria Brigadeiro como sobremesa. Achei esta receita na internet (Chef Cris Maccarone) e ela é perfeita para hoje: meu marido é um apaixonado por figos, e eu estava louca para usar o pinoli recém adquirido na última viagem para algo que não fosse pesto... Lá vai a receita!

Risoto de Figo Seco com Gorgonzola e Pinoli


40g de manteiga
1/2 cebola picada
200g de arroz arbório ou carnaroli
100ml de vinho branco seco
700ml de caldo de vegetais
100g de figos secos
70g de queijo gorgonzola
50g de pinoli ligeiramente torrado(cuidado que o meu deu uma queimadinha!)
50g de queijo parmesão
Sal e pimenta

Em uma panela grande derreta metade da manteiga. Doure a cebola ligeiramente, e acrescente o arroz. Mexa até que ele fique translúcido. Verta sobre o arroz o vinho branco e mexa até ele evaporar completamente. Vá acrescentando conchas do caldo de vegetais, mexendo sempre, até que o risoto fique al dente. Acrescente o figo seco cortado em pedaços e o queijo gorgonzola idem. Verifique o sal e tempere com pimenta do reino. Desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga, e tampe. Sirva imediatamente decorado com o pinoli e o queijo parmesão ralado.

5 comentários:

  1. Paula do céu que delicia... precisamos fazer um bem bolado: vc com uma receita salgada e eu levo a sobremesa! kkkk Nossa que sonho! E as suas fotos, perfeitas! Eu ando mto frustrada com as minhas tanto é q meu blog tá meio parado de receitas por causa disso!
    E queria tanto experimentar os brigadeiros da Maria Brigadeiro... mto caros?
    Mande parabéns ao maridão e mto sucesso e amor pra vcs dois!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Os brigadeiros da Maria brigadeiro custam R$2,50 cada. Tem caixinhas de todos os tamanhos... panelinhas, potinhos... e ainda vc pode experimentar quando vai à loja (sempre com gente saindo pelo ladrão!). Vamos sim combinar, Liv... temos que nos organizar para a próxima vez que sua irmã estiver aqui... não é uma idéia? eu salgado, vc doces... beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parece maravilhoso, Paula! Mostrei para o Pedro e ele adorou... Vou ter que experimentar um dia desses! Divirtam-se nas comemorações! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Marina. Imegine este então: brie, damasco e nozes! - uma outra idéia que me ocorreu foi trocar o figo turco por pêra... gorgonzola, pêra e pinoli. Também deve ficar gostoso...
    beijos e enjoy!

    ResponderExcluir
  5. Segui sua sugestão: brie, damasco e nozes. Ficou muito bom! Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir