sábado, 18 de junho de 2011

Bolo de Amêndoas

Ontem quando cheguei em casa estava consumida pelo mau humor. Tudo deu errado. Entrega do sofá, troca das cadeiras... Impressionante. Mas hoje é um grande dia. O primeiro dia da coleta do meu doutorado. E tudo tinha que dar certo! Resolvi então relaxar... A melhor estratégia sempre a de me dirigir para a cozinha... e, mais uma vez, preparar um bolo com receita retirada do blog Simplesmente Delícia. A Flávia é imbatível! Não me canso de elogiar!
Este bolo é muito fácil de fazer e o resultado é surpreendente. As amêndoas laminadas no fundo da forma se tornam uma casquinha que mais parece uma tuille de amêndoas. Muito chic! Acho perfeito para acompanhar um chá ou café... e até para a sobremesa de um jantar, servido com um bom vinho do porto. A Flávia sugere chantilly, enquanto eu acho que ficaria uma delícia com ovos moles... Vamos à receita!

Bolo de Amêndoas


1 colher (sopa) de manteiga amolecida
6 colheres (sopa) de amêndoas laminadas
2 colheres (sopa) de açúcar

110g de amêndoas inteiras
1 copo + 1 colher (sopa) de açúcar
1/4 de colher (sobremesa) de sal
1/2 colher (sobremesa) de essência de amêndoas (opcional)
3 ovos grandes
100g de manteiga sem sal, na temperatura ambiente
1 colher (sopa) de brandy ou kirsch (eu usei vinho do porto, opcional)
1/3 copo de farinha
1/4 de colher (sobremesa) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda de 22cm de diâmetro coma manteiga amolecida. Espalhe as amêndoas laminadas pelo fundo e laterais da forma, "colando-as" na manteiga. Polvilhe com as duas colheres de açúcar e reserve. Coloque na vaslha do processador as amêndoas inteiras, o açúcar, o sal e a essência de amêndoas (eu não utilizei) e processe até as amêndoas estarem bem trituradas. Adicione os ovos, a manteiga e a bebida (eu aconselho colocar, já que deixa o bolo mais perfumado) e processe até juntar os ingredientes. Acrescente por fim a farinha e o fermento e processe mais um pouco até homogeneizar a massa. Verta a massa sobre a forma e asse por 40 minutos. Cheque com o palito (até que ele saia completamente seco) a partir dos 35 minutos. O bolo deve ser comido frio. Passe uma faca para soltar as laterais do bolo antes de virar sobre um prato.

4 comentários:

  1. Que bom que voce gostou desse bolo! Acho tão facil e tão sofisticado... :)
    Voce tem razao em relação aos ovos moles. Pode-se fazer inclusive 2 bolos e rechear com ovos moles ou baba de moça, para um jantar maior.
    Um bj!
    Flavia

    ResponderExcluir
  2. Eu também não posso passar sem m bolinho, esse tá demais. Adorei o blog e já tÔ por aqui. Beijocas pra ti e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. a forma é untada ou poe papel manteiga? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe agora q li...a receita ja diz.bj e obrigada

      Excluir