domingo, 26 de junho de 2011

Bolo de Azeite

Preparei mais um bolo do blog Simplesmente Delícia da Flávia Patoja. Definitivamente, estou decidida a experimentar todas as receitas de bolo deste blog (ou quase todas)! Cada receita diferente e, ainda por cima, relativamente fácil de se preparar! Este bolo, por exemplo, ao invés de ser preparado com manteiga ou óleo... é preparado com azeite. Eu que sou apaixonada por azeite... Achei no mínimo interessante. O resultado é um bolo branco muito cheiroso... e que pode ser tostado e comido com uma manteiguinha depois de alguns dias. Preparei dois de uma só vez e eles foram a minha salvação neste feriado. Bom. Depois conto mais sobre isto... O que realmente importa é que tudo indica que teremos uma nova sessão aqui no blog: de Salto Alto al Mare... ou quem sabe... de descalça na cozinha! Veremos. Aí vai a receita do bolo:

Bolo de Azeite

3 copos de farinha
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
1/4 de colher (sobremesa) de sal
2 copos de açúcar
1 copo de azeite
2 colheres (sobremesa) de casca de laranja ralada
5 ovos inteiros frios
1 taça de vinho xerez (eu usei cassis e ficou ótimo)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha (ou faça uso de papel manteiga, como eu fiz) uma forma de tubo ou uma forma de bolo inglês (neste caso você obterá dois bolinhos). Reserve. Em uma tigela misture os ingredientes secos, isto é, farinha sal e fermento, peneirados, e reserve. Na vasilha da batedeira bata o açúcar o azeite e as raspas de laranja (cuidado para não ralar a parte branca da laranja!) em velocidade alta até formar um creme homogêneo. Vá acrescentando os ovos um a um, não deixando de bater entre cada ovo. Uma vez acrescentados os ovos, bata por mais 3 minutos pelo menos até obter um creme clarinho e grosso. Pare a batedeira e acrescente 1/3 dos ingredientes secos, batendo em velocidade baixa até incorporar. Acrescente 1/3 do vinho e faça o mesmo. Repita a operação até ter acrescentado todo o volume de ingredientes secos e de vinho. Verta a massa sobre a forma e leve ao forno por mas ou menos 1 ora ou até que o palito saia seco ao espetar o centro do bolo. deixe esfriar sobre uma grelha.


Sobre as medidas...
1 taça de vinho = 100ml
1 copo = 240ml
1 colher (sobremesa) = 1/3 colher (sopa)

2 comentários:

  1. Que delícia de bolinho, adorei! Faço um parecido, mas com azeitonas verdes e pretas picadas, fica muito bom... beijos

    ResponderExcluir
  2. Hum... Já esta no seu blog, Bruna? Sou louca para fazer um destes bolos salgados!

    ResponderExcluir