sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Terrine de Salmão

Uma das coisas que eu adoro comprar no Santa Luzia são aquelas pastinhas de queijo Boursin cortadas em fatias. Uma variedade incrível: boursin e damasco cobertos por amêndoas laminadas, boursin com salmão defumado, boursin com ervas finas, boursin com cramberrys... Delícia! Pois tive a idéia de tentar preparar a minha versão em casa. Um "terrine de salmão" que, cortada em fatias, imaginei, ficaria bem parecida com o produto do Santa Luzia, afinal, a base que uso para as minhas terrines sem cozimento é mesmo queijo boursin e queijo cottage. Que coincidência... Valia a pena experimentar! Resolvi inventar ainda mais um pouquinho e acrescentar camadas de salmão no vapor, limão siciliano e dill. Apetitoso? Esta receita foi preparada na sexta feira e será levada para a praia... inaugurando definitivamente a sessão "... de Salto Alto na Cozinha al Mare" -Ainda não decidi o nome. Aproveitem e vejam a louça que eu escolhi para a praia!

Terrine de Salmão

200g de salmão defumado
400g de salmão fresco
250g de queijo de cabra boursin
250g de queijo cottage
4 colheres (sopa) de azeite
1 saquinho de gelatina incolor em pó.
1 limão siciliano
Dill (endro)
Sal
Pimenta do Reino


Limpe o salmão e corte-o em filés pequenos. Cozinhe do vapor por aproximadamente 4 minutos ao até que o salmão mude de cor e, quando espetado com um garfo, se desmanche em lascas. Tempere com limão siciliano, sal e um pouco de pimenta, separe e deixe esfriar. Forre uma forma de bolo inglês ou terrine com filme plástico. Deixe sobrar ao menos um palmo de filme plástico de um dos lados da terrine, já que você precisará também cobrir a parte de cima. Então forre a terrine com as lâminas de salmão defumado (esta parte exige muito cuidado!), reservando algumas fatias para a última camada da terrine. Misture os queijos e o azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Bata no liquidificador ou use um mixer até obter uma pasta homogênea. Junte a gelatina já preparada segundo as instruções da embalagem e misture. A terrine será montada em camadas intercaladas. Uma camada é a prória de pasta de queijo, e a outra uma amada de salmão no vapor coberta por raspas da casca do limão siciliano e dill. Intercale os dois tipos de camada até preencher a forma. Cubra com o restante das fatias de salmão defumado e então com a beirada do filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 8 horas. Esta receita pode ser preparada com um dia de antecedência. Sirva com uma salada, como entrada, ou como com torradinhas.



2 comentários:

  1. Esta é a minha favorita.
    ass: Marido Degustador

    ResponderExcluir
  2. Fiz neste fim de semana, fica deliciosa! Com uma super salada de endivias, molho de anchovas e limao para acompanhar.

    ResponderExcluir