quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Torta Temperada de Tomate

Seguindo ainda no espírito "light", preparei esta tortinha de tomate. A receita da massa é bastante tradicional: a do Pâte Brisée. A cozinheira da casa dos meus pais me ensinou a preparar esta receita há muito tempo - acho que uma receita ainda mais original, que não contém ovos. Então foi uma espécie de reconhecimento. Eu só não sabia era do nome! Uma massa que costumo usar para quiches as mais diversas e também pode ser usada no preparo de tortas doces (neste caso é só acrescentar uma colher de açúcar). O recheio eu inventei justamente para manter o regime. Então vamos à receita.



Torta Temperada de Tomate

Recheio
200g de ricota
8 tomates italianos
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho
Manjericão
Sal
Pimenta

Pâte Brisée
2 xícaras de farinha peneirada
1 colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal gelada
1 ovo
2 colheres (sopa) de água gelada


Recheio: Inicie o preparo pelo recheio. Aqueça os tomates, retire a pele e as sementes. Corte em cubos pequenos (tomate concassé). Tempere com o azeite, o alho e algumas folhas de manjericão e refogue por alguns minutos. Separe e deixe esfriar enquanto prepara a massa.
Massa: Em uma tigela grande (ou superfície, caso prefira), penere a farinha. Junte o sal. Corte a manteiga gelada (eu costumo deixar manteiga no freezer para esta receita) em cubos pequenos. Coloque os pedaços de manteiga no centro da farinha e misture com a ponta dos dedos, até obter uma farofa com grumos de manteiga bem perceptíveis. Junte o ovo, misture bem, e acrescente a quantidade necessária de água para obter uma massa homogênea. Envolva com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Retire da geladeira e abra a massa com um rolo de macarrão sobre uma superfície coberta por farinha. Forre uma forma para quiche (daquelas de fundo removível) com a massa. faça alguns furinhos com um garfo. Cubra com papel alumínio e coloque alguns feijões sobre o fundo. leve ao forno para pré assar por 15 minutos.
Montagem: Cubra o fundo da torta com uma camada de ricota. Distribua os tomates (descarte o líquido) uniformemente sobre a torta. Decore com folhas de manjericão. Esquente por pelo menos 20 minutos antes de servir.

2 comentários:

  1. Já percebeu que é a colher de sal que está gelada na receita e não a manteiga?????
    Li umas três vezes para ter certeza de que não estava lendo errado.... mas depois que li o Modo de Fazer entendi tudo.... hehehe!!!

    Adoro seu blog!!! Vivo reproduzindo as receitas daqui, e sempre são sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Eu devo mesmo estar ficando doida!
    Obrigada pela dica e os elogios, Isabella.
    Vou modificar agora!!!

    ResponderExcluir