quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Aniversário de 2 anos e 1/2


Nada melhor que comemorar! E este foi o prato principal do meu jantar. Filé Mignon de cordeiro, comprado no Santa Luzia, por indicação da Stephania Barreto, do blog Com uma Pitada de Açúcar, de onde eu tirei também inspiração para esta crosta. O pistache estava separado há tempos para este prato... mas os damascos, que depois de passarem pelo forno, ficam um pouco caramelizados, fazendo assim toda a diferença. Só faltou acertar o ponto do cordeiro. Poderia ter ficado um pouco mais mal passado. O Couscous como acompanhamento merecia até um post em separado... Mas estou pensando em deixar para repetir na minha ceia de Reveillón. Sim. Este ano o Natal não será na minha casa... Mas a ceia de Ano Novo sim... Então é só aguardar os posts!

 Mignon de Cordeiro na Crosta de Pistaches e Damascos

400 g de filé mignon de cordeiro
2 colheres (sopa) de pistaches
2 colheres (sopa) de damascos secos
1/2 xícara de farelo de pão italiano/ baguette
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de mostarda Dijon
4 ramos de alecrim fresco
1 dente de alho amassado
1 fio de azeite
Sal
Pimenta

Tempere o cordeiro com sal, pimenta, azeite e alho e deixe descansar na geladeira, coberto pelos ramos de alecrim, por algumas horas (eu devo ter deixado por umas duas). Triture o pão italiano ou baguette em um processador de alimentos e separe. Pique grosseiramente os damascos e os pistaches fazendo uso de uma faca. Misture o farelo de pão, o damasco e o pistache até obter uma farofa grossa. Separe. Pré-aqueça o forno. Deixe o cordeiro atingir a temperatura ambiente. Misture o azeite e a mostarda até obter uma pasta homogênea. Espalhe a pasta sobre os pedaços de cordeiro uniformemente e passe-os sobre a farofa, fazendo uma crosta. Leve ao forno por alguns minutos, até que a crosta comece a dourar. Eu deixei por volta de 15 minutos somente. Atenção para não queimar a crosta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário