domingo, 27 de fevereiro de 2011

Um pouco mais de Salto Alto, um pouco menos de Cozinha

Um pouco mais de Salto Alto, e um pouco menos de Cozinha: ou seja, ... de Salto Alto na Cozinha está de férias!!! Estive um pouco ausente nas últimas duas semanas devido aos preparativos insanos para nossa viagem... mas logo estarei de volta, quem sabe até com algumas dicas culinárias do oriente médio... ou mesmo uma sessão nova para o blog. Delícia! Mas teve alguém que não gostou nada deste post... e muito menos da arrumação das malas ontem à noite... Coitadinho do Filé!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Roast Beef da Zainha


Agora é assim: Cada vez que ouvimos a descrição de um prato (que nos pareça delicioso), sou compelida a tentar fazê-lo imediatamente. Não foi diferente com o Roast Beef da Zainha. E lá vou eu mandar mensagem para a Zainha, telefonar para a Zainha... Uma semana depois e pronto: está feito o Roast Beef. Agora é saber dela se ficou parecido com as minhas adaptações e adivinhações da receita. Eu achei maravilhoso... e ainda, nos dias em que o rosbife anda tão caro... uma roupagem mais festiva para ele! Obrigada Zainha!

Rost Beef da Zainha

1 peça de Roast Beef (eu usei Baby Beef, mas pode ser Lagarto... Filé Mignon... contanto que tenha quase 1kg)
3 colheres (sopa) de óleo
Sal e pimenta do reino
200g de presunto de parma
300g de massa folhada
1 gema de ovo

para a marinada/molho:
4 cebolas
3 tomates
2 dentes de alho
1/2 xícara de vinho
1/2 xícara de vinagre
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de molho inglês
Alecrim

Coloque a peça de rosbife para descansar na geladeira, por 3 horas na marinada. espalhe os ingredientes na carne e corte as cebolas e tomates em pedaços grandes. Retire da geladeira reserve. Deixe o rosbife tomar a temperatura ambiente antes de fritar (30 minutos próximo ao forno). Em uma panela grande aqueça o óleo e coloque o rosbife. Deixe dourar, mudando de posição sempre. Está pronto quando você notar que um líquido branco sai quando você espeta. Coloque em um refratário e deixe amornar. Leve a geladeira por pelo menos 30 minutos para impedir o cozimento da massa. Neste momento você deve preparar o molho*. Abra amassa folhada conforma as instruções da embalagem. Distribua o presunto cru uniformemente pela superfície. Coloque o rosbife (já sem os barbantes da amarração) e envolva delicadamente com a massa. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira, enquanto pré-aquece o forno. Retire, pincele com a gema de ovo, e leve ao forno (médio) por aproximadamente 20 minutos, ou até a massa dourar. Não se esqueça de untar o refretário! Corte com faca elétrica.



* Para acompanhar o Roast Beef você tem duas opções de molho: o tradicional, que consiste em virar a marinada na panela onde o rosbife foi frito, cozinhar por alguns minutos até que todo o "restinho" solte do fundo da panela, e coar, nisto consistindo o molho, ou o moderno: uma geléia doce (eu usei os dois, a geléia Malbec da Casa de Madeira que indico para todos). Também fiz um risoto de quinoa... receita que fica para outro dia... Já que tive um certo probleminha com o queijo... (coloquei cedo demais!). Ficou gostoso... mas não exatamente fotogênico! Acontece... minha sogra não gostou nadinha...

Guacamole

Receita fácil... para aproveitar o domingo e os abacates colhidos no pé na fazenda dos nossos queridos padrinhos de casamento Rodrigo e Roberta no último final de semana. Amadureceram em casa e... Como não poderia deixar de ser, o destino do primeiro foi esta guacamole... o segundo vai virar creme de abacate durante a semana.

Guacamole

1 abacate
2 tomates concassé
1 cebola pequena
2 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Tabasco
Sal

Em um mortar (caso não tenha utilize uma vasilha e um pilão), amasse o abacate ligeiramente. Junte o tomate sem casca e sem sementes picado em cubinhos minúsculos (concassé), a cebola também picada, o alho e a salsinha. Misture bem e tempere com o suco de limão, o sal e o Tabasco. Sirva com natchos (caso não encontre... Doritos sabor natural fazem as vezes perfeitamente!). Neste calor é um aperitivo delicioso!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Folhado de Haddock e Alho Porró

Mais uma comemoração no ... de Salto Alto. Desta vez é minha e muito minha! Soube ainda hoje, por e-mail, que o meu projeto de doutorado vai receber o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Isto é, que a FAPESP vai me conceder uma bolsa auxílio durante a duração do meu doutorado. Era tudo o que eu queria! Matrícula feita... E agora sou uma doutoranda em psicologia clínica e ainda bolsista da FAPESP. Que delícia... Delícia a receita que preparei hoje para comemorar!

Folhado de Haddock e Alho Porró

300g de haddock defumado
400ml de leite
1 cebola em pedaços grandes
1 folha de louro
1 colher (sopa) de azeite
2 talos de alho porró em rodelas finas
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de farinha peneirada
200g de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 caixa de massa folhada
1 gema de ovo


Coloque o haddock em pedaços e a cebola em uma panela média. Cubra com leite e deixe ferver. Conte três minutos, desligue o fogo, e passe o haddock na água fria para deter o cozimento. Deixe esfriar completamente, e desfie em pedaços grandes. Separe uma xicara do leite. Em uma outra panela ou frigideira refogue o alho porró cortado em rodelas finas no azeite. Separe. Faça a base do molho banco juntando a farinha e a manteiga (roux) até obter uma massinha. Acrescente o leite separado (para não empelotar) aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme espesso. Junte o alho porró refogado e o haddock desfiado. Misture. Para finalizar, acrescente o creme de leite fresco, deixando reduzir por alguns minutos, obtendo a consistência de um creme grosso. Tempere com sal e pimenta, um pouco de nóz moscada, e acrescente salsinha ao desligar o fogo. Para preparar a massa folhada, abra-a com um rolo e polvilhe com farinha. Corte em 4 quadrados grandes. Dobre as pontas para dentro e os cantinhos, imitando o formato de uma flor. Pincele com a gema e leve (em um refratário untado) ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Corte com uma faca o "miolo" da flor. Recheie com o creme de haddock. Pronto!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Truques para o Melhor Beiruth do Mundo


Inaugurando uma nova categoria no ... de Salto Alto na Cozinha. Nunca antes eu tinha postado um sanduíche... Mas este tem feito tanto sucesso quando volto tarde do consultório, estou sem a menor paciência de cozinhar... que acabou ganhando status de clássico, merecendo vir para o blog. Quem sabe não começo a caprichar mais e incluir uns sanduichinhos: nada mais prático. Vamos a receita quase secreta:

Beiruth de Rosbife e Cheddar
(3 unidades)

3 pães sírios
200g de rosbife fatiado
6 fatias de queijo cheddar (Polengui)
2 tomates
3 unidades de pepino em conserva
1 colher (sopa) de maionese light
Mostarda para acompanhar

Abra o pão sírio com cuidado. Passe um pouco de maionese de cada lado. Corte os tomates em rodelas bem finas, quase transparentes, e disponha-as uniformemente sobre um dos lados do pão. Coloque as fatias de queijo sobre o outro lado e distribua um pepino cortado também em fatias. Leve aberto ao forno pré-aquecido por 5 minutos (deixe o queijo derreter, mas não deixe o pão torrar). Disponha as fatias de rosbife (pelo menos 5 fatias), feche o sanduíche e corte em 4 partes. Sirva com um pouquinho de mostarda. Uma delícia!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ano Novo, Header Novo...

Com um pouco de atraso, mas ainda antes do prazo derradeiro (o Carnaval)... O novo header e, consequentemente, a nova cara do ... de Salto Alto na Cozinha. Gostaram? Já tinham notado? O header acima é o antigo, que nos acompanhou quase desde a criação do blog, o header de baixo, com azuleijos novos... foi a novidade deste ano. E ainda teremos outras... O ... de Salto Alto vai ganhar até cartão de visitas! Quando estiverem prontos coloco uma foto para vocês.

Vitela Recheada com Damascos e Risoto de Fungui

Neste final de semana uma convidada ilustre no ... de Salto Alto na Cozinha: a minha madrinha tia Lucinha. É uma pena que eu estivesse tão atrapalhada no sábado e não tenha podido caprichar o bastante... Pode-se dizer que eu estava no mínimo umas duas horas atrasada neste dia... E com uma madrinha tão pontual... Já viram!

Vitela Recheada com Damascos


1 peça de vitela desossada (500g)
1 cebola cortada em pedaços grandes
1 xícara de vinho branco seco
4 talos de alecrim inteiros
2 colheres (sopa) de azeite
400g de damascos
100g de alecrim sem os talos
Sal e Pimenta
Deixe a vitela marinando juntamente com a cebola, os talos de alecrim e o vinho durante pelo menos 4 horas (esta foi a parte que eu não fiz - perdemos em sabor!). Reserve a marinada. Em uma panela pequena coloque os damascos inteiros e cubra-os com água. Cozinhe até que fiquem macios, e corte em tiras. Separe as folhas do alecrim dos talos. Reserve. Abra a peça de vitela e tempere com sal e pimenta. Distribua as tiras de damasco e as folhas de alecrim de uniformemente. Feche a peça como um rosbife e amarre com um barbante. Passe azeite na parte de fora da peça, massageando, coloque em uma forma refratária e leve ao forno pré-aquecido (220ºC) por 1 hora. Regue com a marinada a cada 20 minutos. Sirva acompanhado de damascos inteiros (que sobraram). A minha escolha de acompanhamento foi um risoto de fughi. Minha madrinha me deu estas flores sobre o armário: lindas! Obrigada, tia Lucinha... especialmente por ter trazido minha Vista Alegre maravilhosa de Portugal! A receita do risoto de funghi fica para outro dia...











quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ragu alla Calabrese

Mais uma receita da série dos ragus... Já é terceiro que preparo e acho que, finalmente, encontrei o favorito do meu marido (os outros foram de fraldinha e de coelho). Usei a mesma base da receita dos outros dois, mas, por se tratar de um ingrediente mais "forte", abusei dos temperos... A massa que eu escolhi é da marca Casino, e chama-se Cavatappi. Gostei muito: parece um penne retorcido! Vamos à receita:

Ragu alla Cababrese

500g de massa (grano duro)
Quanto bastar de azeite
300g de linguiça calabresa fresca
1 pitada de semente de erva doce
1 cebola picadinha
1 cenoura cortada em cubinhos
2 talos de salsão cortados em cubinhos
1 xícara de vinho branco seco
5 tomates concassé
2 latas de tomate pelatti
1 colher(sopa) de tomilho
2 colheres (sopa) de alecrim
1 xícara de caldo de carne
200ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta

Corte a cebola, a cenoura e o salsão em cubinhos bem pequenos. Aqueça azeite em uma panela grande, e refogue estes ingredientes até que a cebola comece a ficar transparente. Desligue o fogo. Retire a "pele" da linguiça calabresa e desmanche-a com os dedos. leve-a a uma frigideira com um fio de azeite já quente e uma pitada de erva doce, mexendo sempre. Junte a linguiça ao refogado. mexa um pouco para pegar sabor e, aos poucos, acrescente o vinho branco, os temperos restantes, o tomate (concassé e pelatti). Deixe cozinhar até que todos os ingredientes fiquem bem macios. Vá acrescentando o caldo de carne para obter a consistência desejada. Neste momento ferva a água e comece a preparar a massa. Finalize o molho com o creme de leite, mexendo sempre. Verifique o sal e a pimenta. O processo é demorado, mas acredito que varie muito conforme o fogão e a panela... e mesmo a qualidade da linguiça. No meu caso foram uns 40 minutos entre colocar os tomates e finalizar o molho. Coloque a massa al dente no molho, misture, e sirva imediatamente!