sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sopa de Abóbora e Gengibre


Aproveitei o friozinho de ontem a noite para fazer a primeira sopa do ano... e que delícia. Já postei a receita de uma sopa de abóbora aqui no blog - mas garanto que o gengibre desta faz toda a diferença. Ficou muito mais leve. Deu até para acompanhar com um pouquinho de bacon! A abóbora que usei foi a Abóbora seca. Fiquei curiosa e fui buscar aprender na internet os diferentes tipos de abóbora existentes no Brasil. Depois da receita uma imagem e uma breve descrição de cada tipo de abóbora. Sabe o que eu descobri também? Que as abóboras são da mesma família do melão e do pepino. Ah... Fez todo o sentido do mundo!

Sopa de Abóbora e Gengibre

1 pedaço grande de abóbora seca
6 fatias de gengibre
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho amassado
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de requeijão
Sal
Pimenta do reino

Coloque a abóbora, cortada em pedaços grandes e com casca, em uma panela de pressão coberta por água. Cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Retire a casca. Junte as fatias de gengibre e bata no liquidificador (ou use mixer e obtenha a mesma textura na panela mesmo). Refogue o alho amassado no azeite e acrescente à mistura. Cozinhe por alguns minutos em uma panela grande até borbulhar. Antes de servir misture o creme de leite e o requeijão, misturando bem. Acerte o sal e a pimenta e sirva acompanhado por bacon torradinho ou por alguma erva da sua preferência (tipo salsinha).

Sobre as abóboras: (informações retiradas do site do Dr. Deo Freitas)



ABÓBORA DE PESCOÇO ou ABÓBORA SECA é a mais comum no Brasil e a maior, chegando a pesar até 15kg. É alaranjada, tem textura fibrosa e é mais úmida. Pode ser utilizados em pratos doces, salgados, bolos e massa de pão. Pode ser consumida crua, ralada fina, em saladas. Melhor época de janeiro a outubro.

MINI MORANGA integra um conjunto de espécies híbridas pequenas, com vários formatos e cores, usadas para ornamentar arranjos e enfeites. Também serve de recipiente para porções individuais de receitas diversas. Melhor época: de fevereiro a maio.


PAULISTA na verdade é uma abóbora seca colhida precocemente, idêntica à menina brasileira, só que o seu tamanho não passa de 1,5kg. Também pode ser usada em sopas, refogados e doces variados. Melhor época de julho a setembro.


MORANGA tem o gosto mais delicado e a consistência menos densa. Sua polpa alaranjada é utilizada em refogados e sopas e a sua casca é um ótimo recipiente para sopas ou o conhecido Camarão na Moranga. Melhor época para compra: de fevereiro a maio.


BRASILEIRINHA apresenta uma casca verde e amarela. Pode ser consumida antes de amadurecer, em refogados, quando apresenta uma polpa verde, ou madura, já com o interior alaranjado.


ITALIANA a mais famosa. Pode ser recheada, refogada, grelhada ou consumida em sopas, cruas ou cozida no vapor. Melhor época: de junho a janeiro.


ABOBRINHA-MENINA-BRASILEIRA esta variedade fica ótima em refogados. Melhor época de outubro a julho.


JAPONESA, CABOTIÁ ou CABOTIAN é bem mais consistente e menos úmida, é híbrida da abóbora seca e da moranga e originária do Japão. Esta abóbora tem um sabor delicado, ideal e bastante usada principalmente na preparação de pratos salgados como purês, cremes, recheios e nhoque. Melhor época: de janeiro a novembro.


ABÓBORA DO CAMPO tem o formato de uma pêra imensa, com numerosas sementes. A polpa é alaranjada com sabor mais doce e um requisitado ingrediente para fazer doces, pães e bolos.


ESPAGUETE é também chamada de gília é uma abóbora com um alaranjado mais pálido e que, depois de cozida, a sua polpa se separa como se fosse longos fios de espaguete. Muito usada em pratos salgados.


ABOBRINHA-LIBANESA espécie híbrida que fica saborosa quando recheada, refogada ou cozida no vapor. Melhor época de junho a janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário