segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quiche de Chèvre, Tomatinhos e Aspargos


Quiche e salada são um menu prefeito para um almoço em um dia lindo e ensolarado como foi este sábado. Ainda mais se a quiche for esta: Chèvre (queijo de cabra), Tomatinhos e Aspargos frescos. Perfeita - mais uma receita retirada do blog Com um pitada de açúcar e que eu cahei que valia a pena publicar. Obrigada, Stefânia! Adorei, principalmente a dica de usar o processador no preparo da massa. Ficou bem mais leve assim. Vamos à receita:

Quiche de Chèvre, Tomatinhos e Aspargos

Massa Brisé Salgada

250g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal gelada
1 ovo
1 pitada de sal
40ml de água

Recheio

150g de queijo de cabra
1 maço de aspargos
Tomatinhos
3 ovos
250ml de leite
250ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta
Noz Moscada


Inicie o preparo pela massa. Em uma bancada (eu costumo fazer em uma tigela bem grande) misture a farinha e a manteiga. Uma vez que a manteiga deve permanecer gelada, você deve manuseá-la o mínimo possível, até obter uma farofa (que parece uma areia molhada). Sugiro utilizar o processador de alimentos, assim ela fica bem fininha! Misture o ovo, o sal e a água. Abra um buraco no meio da farofa de farinha e manteiga, coloque a mistura de ovos delicadamente e misture rapidamente até incorporar (mais uma vez cuidado, já que a manteiga deve continuar gelada!). Envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 40 minutos.
Comece a preparar o recheio. Misture o creme de leite fresco, o leite e os ovos e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Abra a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada com um rolo e abra sobre uma forma de 24cm diâmetro. Cubra com papel alumínio e alguns grão de feijão (para evitar que o fundo se solte) e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno. Retire o papel alumínio e os feijões (eu tenho alguns guardados só para isto!) e coloque o recheio. Distribua os talos de aspargos cortados na diagonal, os tomatinhos inteiros e o queijo de cabra desmanchado em pedaços. Cubra com a mistura de creme de leite. leve ao forno por mais 30 minutos até firmar. Sirva com uma salada linda e pronto! Só preparar um molho (eu usei um mostarda).

2 comentários:

  1. Oi Paula, sua quiche ficou simplesmente maravilhosa.Adorei.Beijos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Que delicia!

    Ficou excelente! Gostei muito da receita!
    Vim fazer-lhe uma visita e gostei muito de tudo o que vi! Já sou sua seguidora.
    Agora aguardo uma visita sua no meu recanto de Receitas de Sedução.

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir