sábado, 22 de dezembro de 2012

Coalhada Seca



Nesta quinta-feira fizemos em casa o primeiro "Natal dos Amigos". Espero sinceramente que se torne uma tradição. Divertido! E ainda uma ótima oportunidade para comemorar (ainda que incidentalmente) o meu aniversário com os amigos. Fazer aniversário dia 24 de dezembro não é bolinho! Definimos a temática do jantar a partir da especialidade da chef convidada de hoje no ... de Salto Alto na Cozinha, a Dani Perdigão Feres, do blog Nice and Cool Tips - que desde o casamento já tratou de aprender os clássicos da culinária árabe (podem esperar mais receitas dela!). Ela preparou em casa esta coalhada. Um Natal do Oriente Médio! Delícia. Para mim ainda parece uma receita muito complicada, mas ela garante que é muito fácil de preparar. Sinceramente: assim que eu voltar do Ano Novo vou tentar fazer. Ficou perfeita, leve e muito saudável. A coalhada seca pode ser comida temperada com azeite, sal e pimenta síria, com um pãozinho sírio, no aperitivo, pode ser utilizada em um diversas de receitas (como sopa de beterraba, recheio para quibes...) e pode ainda ser comida sem o tempero, como um iogurte (o verdadeiro Iogurte Grego!) com mel e granola. Chega de propaganda, e vamos à receita. Obrigada, Dani! Sua coalhada e seu hommus foram um sucesso, e os "restinhos" estão sendo devidamente apreciados aqui em casa!


1. Panela vedada com filme plástico; 2. Coalhada fresca sobre peneira e pano de prato; 3. Coalhada fresca "embrulhada" a caminho da geladeira; 4. Coalhada seca depois de escorrido o soro.

Coalhada Seca

2 litros de leite tipo B integral
1 colher (sopa) de leite em pó
1 pote de coalhada

Em uma panela grande, ferva os dois litros de leite até o ponto imediatamente antes da fervura. Desligue o fogo e deixe descansar até que a temperatura ideal para coalhar seja atingida, isto é, até que você consiga mergulhar um dedo no leite e contar até 10. Acrescente o leite em pó (leite Ninho) e a coalhada (pode ser aquela da Vigor, vendida em um pote semelhante ao pote de iogurte). Misture bem e tampe a panela. Com um filme plástico, envolva a panela completamente, de modo que fique vedada (observe a foto). Pré-aqueça o forno por 3 minutos. Desligue o forno, coloque a panela dentro, e deixe descansar, ainda vedada, pelo período de um dia. Ao final desta etapa do processo você obtém a coalhada fresca, com consistência de iogurte espesso.
Para obter a coalhada seca, encaixe um coador sobre um recipiente grande e revista-o com um pano de prato limpo. Despeje a coalhada fresca sobre o pano e amarre as suas pontas (observe a foto). Leve à geladeira pelo período de um dia para que o soro seja escorrido. Ao final desta segunda etapa você obtém a coalhada fresca. Uma delícia!

As fotos do preparo foram retiradas do blog da Dani. Ela preparou também o hommus no fundo da foto!

2 comentários:

  1. Amei ser convidada do seu blog, que honra! Um beijo, Dani

    ResponderExcluir
  2. Dani. Preciso que vc mande uma foto sua para eu colocar na página de convidados... Depois dê uma olhadinha lá e veja o que acha! Assim começo a listar as suas receitas!!!!

    ResponderExcluir