segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cassoulet


Neste domingo eu e meu marido superamos um verdadeiro desafio gastronômico e preparamos, juntos, o Cassoulet. O Cassoulet é mais um prato tradicional da culinária francesa - daqueles que cada um prepara a sua moda. Pois é. Intermináveis receitas e vídeos na internet que não nos deixaram outra alternativa que não... preparar a nossa própria receita com o que mais nos agradou daquilo que vimos. Ficou gostoso... e não podemos negar que a inspiração visual tenha sido o Cassoulet do Le Jazz (que recomendo fortemente). Poderia ter ficado um tantinho mais molhadinho - mas no caso de uma receita como esta, que certamente será repetida, a possibilidade de melhorar é apenas um desafio. Eu... aos poucos voltamos a cozinhar aos domingos e a sentir o velho prazer que há nisso (apesar das inevitáveis discordâncias e, porque não, pequenas brigas quanto às decisões culinárias). Rick, esta receita é toda sua, você está se tornando um cozinheiro cada vez mais habilidoso, ainda que cada vez mais teimoso!

Cassoulet

4 coxas e sobrecoxas de pato
3 paios
2 linguiças portuguesas (usamos espanholas)
200g de bacon (ou barriga de porco)
700g de feijão branco
2 cebolas
6 dentes de alho
4 cenouras (3 em cubinhos e duas em pedaços grandes)
3 talos de aipo/salsão
6 tomates maduros
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 bouquet Garni
1 xícara de farelo de pão
Q. B. de caldo de frango (usei de pato)

Comece o preparo do prato pelas carnes: Em uma frigideira grande, doure a peça de bacon cortada em pedaços grandes. Reserve. Na gordura do próprio bacon, frite os paios (cortados em rodelas, e as linguiças (idem). Reseve. Separe as coxas de pato e reserve ainda cruas. Destroce as sobrecoxas e doure na gordura. Reserve. Cozinhe o feijão branco em uma panela de pressão até que fique macio como faria com feijão comum. Quando pronto, separe 20% do volume e amasse com um garfo para engrossar o caldo. Reserve.
Em uma panela grande, usando a gordura do bacon, refogue a cebola (cortada em cubinhos), a cenoura (também em cubinhos) e o aipo (cubinhos!). Esta mistura chama-se mirepoix na culinária francesa e é a base de muitos dos pratos tradicionais. Junte os tomates (também em cubinhos e sem as sementes). Misture até que diquem todos os ingredientes macios. Junte as carnes reservadas. Refogue, deixand "pegar o gosto". Acrescente o extrato de tomate para dar cor, os pedaços de cenoura inteiros e o bouquet Garni. Vá cozinhando lentamente e juntando caldo de frango (sorte minha ter caldo de pato!) para não secar. Você pode fazer isso na boca do fogão (mais fácil) ou no forno (caso a panela seja apropriada). Acrescente o feijão e cozinhe por ainda mais tempo. Cuidado para o fejão não virar uma pasta! O prato é demorado. Deve ter ficado ao menos uma hora e meia no forno de casa.
Retire o bouquet Garni e cubra a panela com o farelo de pão. Deixe gratinar. Frite as coxinhas de pato e sirva em um prato fundo o cassoulet com uma coxinha por pessoa, para decorar. 

Um comentário: