quarta-feira, 14 de maio de 2014

Escabeche de Sardinha


A entrada preparada para o almoço do Dia das Mães foi o Escabeche de Sardinha. Tive que adaptar, afinal, a receita que recebi era de Escabeche de Atum - muito mais sofisticada. É bem verdade que eu estava com um certo receito em relação ao peixe… mas não é que me surpreendi? Foi devorado. Achei prático já que o prato pode (e deve) ser preparado com 3 dias de antecedência e também pode ser congelado.

Escabeche de Sardinha

1 kg de sardinha
4 cebolas
4 dentes de alho
1 maço de cheiro verde
2 folhas de louro
2 xícaras de azeite
Suco de 1 limão
(ou o volume equivalente de vinagre)
1 punhado de grãos de pimenta
(rose, preta e branca)
Sal e pimenta do reino


Limpe as sardinhas, retirando sua cabeça, barrigada, cauda e, tanto quanto seja possível, suas espinhas - que são realmente muito fininhas. Coloque-as em uma panela grande cobertas por água. Junte o limão ou o vinagre, sal e cozinhe por ao menos 30 minutos. Retire da panela e escorra a água. Reserve.
Esquente o azeite e acrescente a cebola cortada em meia lua (ou em rodelas), o alho em fatias, as folhas de louro e os grãos de pimenta. Cozinhe até dourar e jogue sobre as sardinhas. Reseve até esfriar e mantenha na geladeira por alguns dias para tomar gosto. Verifique o sal e a pimenta e sirva com torradinhas.

3 comentários:

  1. E eu aqui imaginando esse escabeche com esse pãozinho acompanhados de uma bela taça de vinho!! rs Deve ficar bom demais!!!
    Hoje estou conhecendo o blog, fazendo minha primeira visita! Estou adorando suas receitas!!! Beijos!!
    Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda!
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea! Acabei de conhecer seu blog… Quantas receitas práticas! Parabéns! vamos trocar receitas. beijos

    ResponderExcluir
  3. Pena que não vi sua receita antes. Parece bem saborosa. Fiz uma outra.

    ResponderExcluir