segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Congelando ervas



Há muito tempo algumas fotos desta técnica de congelamento de ervas circularam pela internet. Não consigo mais me lembrar da fonte, é claro, mas bastou sobrarem em casa vários ramos de alecrim e meio maço de mangericão para que eu resolvesse resgatá-la. Costumo consevar salsinha e cebolinha picadas em meu freezer em pequenos sacos e também já tentei congelar alecrim e tomilho… sem muito sucesso. Realmente só dá para fazer com salsinha e cebolinha que são usados no dia a dia. 
Procurei pela internet e encontre pelo menos cinco diferentes técnicas de congelamento de ervas - dentre as quais está a minha antiga - que é simplesmente colocá-las no freezer e esta, que apresentarei agora. Vi também uma sugestão para se usar cubos de gelo e água… Mas ainda preciso testar. 
O resultado de congelar as ervas no azeite foi realmente surpreendente. Quando usadas em uma receita  (uma semana depois de congeladas) pareciam frescas - Muito prático! É claro que usar as ervas frescas de verdade é infinitamente melhor… Mas quem nunca terminou um final de semana com a geladeira cheia de ervas e sem nenhum uso para elas? Ou quem nunca decidiu preparar um preto especial e só no último minuto notou que estava sem alecrim em casa? É só colocar a técnica em prática!

  1. Limpe bem as ervas, separando as folhas e descartando os caules;
  2. Lave-as e deixe-as secar sobre papel de cozinha absorvente; 
  3. Coloque as folhas em uma forma de gelo, misturadas ou separadas conforme a sua preferência;
  4. Cubra a forma com azeite (o que testei), óleo (quase não uso na cozinha) ou manteiga clarificada (um pouco mais complicado);
  5. Leve as formas ao freezer;
  6. Quando congeladas as ervas, retire os cubos da forma e armazene em sacos plásticos ou em recipientes próprios para congelamento com tampa. Cubos (de gelo, ervas, caldo - o que que que seja) podem pegar odores desagradáveis da geladeira e nunca devem ser mantidos nas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário