segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bacalhau sobre cama de espinafre


O bacalhau é um dos carros chefes aqui de casa. Adoro. Acho que esteticamente é um peixe lindo, que oferece muitas possibilidades de preparo, e que sempre impressiona. Resta conseguir boas postas (ou lascas, se for o caso) e verificar se os seus convidados gostam de bacalhau! Assim, este post é mais uma dica de acompanhamento e apresentação que uma receita propriamente dita, já que desde que experimentei o Bacalhau no Azeite é quase impossível resistir a este modo de preparo.

Cama de Espinafre e Tomates confitados

Muito azeite
1 ramo de tomates holandeses
(ou cereja se não encontrar)
1 maço de espinafre
2 dentes de alho
Pimenta do reino
Sal

Pré-aqueça o forno. Lave bem os tomates, separe os galhos (no caso do ramo de tomates holandeses) e coloque-os em uma assadeira pequena. Cubra-os com azeite, temperando com sal (se possível trufado) e pimenta do reino moída na hora. Leve ao forno já bem quente e deixe assar até que estejam quase desmanchando. Deixe esfriar e reserve o azeite para a decoração. Tomates prontos.
Lave o espinafre e retire os caules, deixando somente as folhas. Cozinhe-as em uma panela grande, cobertos por água até que quase desmanchem. Descarte a água e refogue em um pouquinho de alho amassado e azeite. Espinafre pronto!
Coloque o espinafre e o azeite no fundo do prato fazendo uma espécie de cama para o bacalhau. Posicione a posta bem no centro (vc pode decorá-la com estas cebolas fritas ou com um pesto de azeitonas, por exemplo) e coloque os tomates nas bordas do prato. 

Teriyaki de Salmão


Estivemos há pouco em um sebo no centro de São Paulo recheado de livros de culinária. O resultado não poderia ser outro, é claro: sacola cheia de novidades. Dentre elas, um livro de culinária japonesa escrito por Harumi Kurihara, de onde retiro esta primeira receita, o Teriyaki de Salmão. Já preparava há muito na minha casa, então adaptarei um pouquinho, claro.

Teriyaki de Salmão

300g de salmão fresco
1 colher (sopa) de azeite
para a marinada: 
50ml de molho shoyu
1 colher (sopa) de saquê mirin (culinário)
1 colher (chá) de açúcar
para o molho:
2 colheres (sopa) de shoyu
2 coheres (sopa) de saquê mirim
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (café) de sal
Hondashi (temperinho japonês)

Corte um lombo de salmão inteiro em 4 pedaços grandes. Retire a pele e a parte escura da carne que acompanha. Deixe os pedaços marinando na mistura de shoyu, saquê e açúcar por pelo menos uma hora. Prepare o molho misturando os ingredientes em uma frigideira pequena em fogo baixo até obter o ponto de uma calda. Reserve e deixe esfriar. Este molho (Tarê) Teriyaki pode ser armazenado na geladeira. Eu sempre tenho! Aqueça o azeite em uma frigideira grande e sele os pedaços de salmão. Sirva acompanhado do molho. Caso não se sinta confortável com a frigideira, o forno é uma boa alternativa. Basta observar a lateral do peixe, que começa a "esbranquiçar" quando ele assa, para escolher o ponto desejado. Mais fácil, porém não se obtém exatamente o mesmo resultado… claro. Fiz um cous cous com 3 pimentões para acompanhar e edamame, mas os acompanhamentos podem ser muitos: cogumelos, alho-poró e até mesmo um arroz com fatias finas de cebolinha.